Gruta Bonita - Januária - MG / Foto: José Ayrton Labegalini
     
English | Español
 
   

XXX Congresso Brasileiro de Espeleologia

""

Montes Claros MG - 09 a 12 de julho de 2009

30cbe@sbe.com.br

 
página inicial
ficha de inscrição
cursos e saídas
trabalhos
concurso: fotografia
cronograma
valores
local
apoio
dúvidas
mat.divulgação



Página incial

Realização:
Organização:

EVENTO JÁ REALIZADO

Os Anais do 30ºCBE estão disponíveis em www.sbe.com.br/30cbeanais.asp


O 30º Congresso Brasileiro de Espeleologia (30º CBE) se realizará entre os dias 09 e 12 de julho de 2009, na cidade de Montes Claros, norte do Estado de Minas Gerais, tendo como tema a Difusão da Ciência Espeleológica: alcançando o reconhecimento global pelas ações locais.

Um evento que além de um tema pertinente, será realizado em uma região de grande potencial espelelologico; estaremos comemorando os 40 anos de história da SBE, entidade representante da espeleologia nacional e que vem ativamente contribuindo pelo crescimento da espeleologia brasileira, além de comemorar os 20 anos do Espeleogrupo Peter Lund (EPL), que é responsável pelo ascendente da espeleologia local e regional.

O evento, realizado a cada dois anos pela SBE, nesta edição conta com a organização do Espeleogrupo Peter Lund (EPL) e do Grupo Universitário de Estudos Científicos e Espeleológicos (GRUCAV), além do apoio dos grupos de espeleologia da região: Espeleogrupo de Brasília de Minas (EBM), Espeleogrupo Vale do Peruaçu (EVP); Grupo de Espeleologia e Estudos Orientados de Januária (GEO); e Espeleogrupo de São João das Missões (STONE).

Montes Claros já sediou o congresso no passado. Em 1993, o 22º CBE realizado no município deflagrou um movimento que culminou com a criação de diversos grupos de espeleologia, realização de cursos e outros eventos regionais, como o 27º CBE em 2003 na cidade de Januária.

Com a realização do 30º CBE na cidade, a expectativa é de fortalecimento dos grupos já existentes, difusão da espeleologia e fomento da produção científica relacionada ao tema, nas diversas instituições de ensino superior da região.

O maior objetivo deste evento é envolver os grupos do Norte de Minas na organização do Congresso para que, a partir daí, possam desenvolver outros trabalhos conjuntos, fortalecendo assim a espeleologia nacional. “Nossa vontade é transformar esse fato em um projeto maior de unificação de toda a sociedade espeleológica nacional” – diz Ronaldo Lucrécio Sarmento, presidente da Comissão Organizadora deste congresso.

Além do tema principal, Difusão da Ciência Espeleológica: alcançando o reconhecimento global pelas ações locais, o 30º CBE terá outros três eixos temáticos que serão trabalhados em mesas redondas: Unidades de Conservação em áreas cársticas, manejo e uso publico; A Escola Brasileira de Espeleologia; e Legislação espeleológica.

Dentre o enorme potencial espeleológico da região destacam-se o já afamado Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a Lapa Sem Fim, maior caverna do Estado e o recém-criado Parque Estadual da Lapa Grande, para os quais estão previstas visitas técnicas durante o evento.

Participem!!!


COMISSÃO ORGANIZADORA

Presidente e coordenação técnica: Ronaldo Lucrécio Sarmento

Vice-presidente: Eduardo Gomes de Assis

Secretária: Cristiane Gonçalves Rodrigues Sarmento

Tesoureira: Andréa Souto Jorge

Imprensa, divulgação e logística: Vanessa Veloso Barbosa


Comissão Organizadora do 30º CBE

  30cbe@sbe.com.br

 
 
Apoio

 

 

 

 

 

 

Topo da página