Gruta Bonita - Januária - MG / Foto: José Ayrton Labegalini
     
English | Español
 
   
Censosbe2018_banner

 
Página inicial
Resultados

Página incial

A SBE está promovendo um novo recenseamento para saber qual a cara da espeleologia nacional. Essa iniciativa tem como objetivo compreender o panorama atual da comunidade espeleológica e dar subsídios para desenvolvermos ações de fortalecimento da nossa associação, que no próximo ano, completa 50 anos de história.

O último esforço dessa natureza e de âmbito nacional ocorreu em 2010 com o censo realizado pelo Ecosubterrâneo, lista virtual de discussões da qual alguns dos nossos associados também participam. Levantamentos do perfil dos espeleólogos remontam de 1985 com os estudos de Guy Collet em seu trabalho inédito “Quem é quem na espeleologia brasileira”.

Entretanto, nos últimos anos a espeleologia vem passando por grandes mudanças, especialmente aquelas relativas às demandas cada vez mais especializadas do licenciamento ambiental. Nesse contexto, além da espeleologia realizada por grupos e universidades, vimos crescer a espeleologia profissional em empresas e órgãos governamentais – o que trouxe muitos mais profissionais para a discussão e prática espeleológica.

Como já dito, com a proximidade do cinquentenário da SBE, e como parte das merecidas comemorações relacionadas à data, está sendo lançado hoje o projeto Censo Espeleológico Nacional 2018, que pretende alcançar todas as “tribos” espeleológicas atuais.

Tendo por base um massivo investimento da equipe do projeto para constante divulgação em todas as redes sociais, o Censo Espeleológico Nacional 2018 busca entender onde estão os espeleólogos e simpatizantes da espeleologia no Brasil, e com isso ajudar a SBE a pensar em estratégias para a elaboração de ações de preservação do patrimônio espeleológico, o fomento de pesquisas e de formação de espeleólogos.

O questionário está disponível para preenchimento no menu a esquerda e as informações sobre o andamento do projeto serão disponibilizadas nesta página.

Para qualquer dúvida ou sugestão de melhoria, entrar em contato com censosbe2018@cavernas.org.br.

Contamos com todos os envolvidos e apaixonados pelas cavernas brasileiras, não é preciso ser associado SBE para participar!!

Os resultados parciais serão também divulgados nos perfis da SBE nas redes sociais!! #Curtam, #Compartilhem e #Participem!!

Façam parte desse diagnóstico para que possamos avançar com mais firmeza e coesão para os próximos espeleodesafios!!


Comissão Organizadora do Censo

  censosbe2018@cavernas.org.br

 
 
Topo da página