Uma parceria pelo futuro

Fruto de uma parceria inovadora entre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a Votorantim Cimentos e a Sociedade Brasileira de Espeleologia a Cooperação Técnica tem como objetivos a pesquisa e proteção do patrimônio natural brasileiro, as boas práticas de mineração e a educação ambiental.

Um diálogo maduro entre entidades conservacionistas e empresas mineradoras que consideram fundamental o desenvolvimento sócio-econômico aliado à discussão de políticas públicas de conservação e uso sustentável do patrimônio natural nacional.

Leia mais...


Sorteada do 34° CBE visita 'Legado das Águas' da Votorantim

 

Durante o 34° Congresso Brasileiro de Espeleologia e 2° Simpósio de Mineração e Espeleologia a Votorantim Cimentos, através da cooperação técnica entre a SBE-VC-RBMA, chamou a atenção dos presentes sorteando uma viagem para a reserva “Legado das Águas” .

                    Leia mais...


Diretor do CCCP participa de publicação premiada

 

Diretor do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM, Luiz Carlos Borges Ribeiro, é um dos autores da publicação "Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração de Calcário em Áreas Cársticas", premiada com Menção Honrosa pela Union Internacionale de Spéléology - UIS.

 

Leia a matéria completa, clique aqui.


Guia de Boas Práticas recebe premiação da UIS

 

 

O último congresso internacional de Espeleologia, organizado pela Union Internationale de Spéléologie (UIS), foi realizado entre os dias 23 e 29 de julho de 2017, em Sidney, na Austrália, onde o "Guia de Boas Práticas da Mineração de Calcário em Áreas Cársticas" recebeu Menção Honrosa do "UIS Prizes 2017"......

 

  Leia Mais.


2° Simpósio de Mineração e Espeleologia

O 2° simpósio de Mineração e espeleologia foi um evento paralelo, aberto e gratuito realizado durante o 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia com o objetivo de promover o debate sobre o tema buscando ampliar a preservação do patrimônio espeleológico e a gestão responsável da mineração em áreas com ocorrência de cavernas.

Desde o primeiro simpósio a cooperação técnica entre SBE-VC-RBMA apoia e divulga o evento....

Leia Mais.


Votorantim Cimentos na Cement Business and Industry 2017

 

No dia 15 de Fevereiro de 2017, foi apresentada a Cooperação Técnica entre SBE-VC-RBMA bem como seus projetos no evento Cement Business and Industry Brasil and Latam. O Evento, reuniu mais de 150 atores do mercado brasileiro e internacional....

Leia Mas...


ProCavernas - VC

Com uma iniciativa inovadora a Votorantim Cimentos é a primeira grande mineradora a apoiar voluntariamente um projeto para catalogação do patrimônio espeleológico em todas as suas unidades.

O projeto denominado Procavernas-VC é desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), dentro da Cooperação Técnica que mantém com a Votorantim Cimentos (VC) e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). 

 

Leia Mais....


Seminário Internacional "Gestão Empresarial em Reservas da Biosfera"

Em comemoração aos 25 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi realizado nos dias 25 e 29 de Setembro de 2016, o Seminário Internacional “Gestão Empresarial em Reservas da Biosfera.

O evento, que comemora também o início da criação das Reservas da Biosfera Brasileiras, foi realizado em São Paulo.

 

Leia Mais....


Palestra na PUC Campinas sobre o Guia de boas Práticas

Foi realizado no dia 14 de Setembro de 2016, no Campus 1 da PUC Campinas, a palestra “Cavernas e o Licenciamento ambiental e o Guia de Boas Praticas da Mineração em Áreas Cársticas” e que demonstrou as iniciativas tomadas por esta cooperação.
A palestra, que integra a semana de atividade especiais da PUC Campinas, foi ministrada com sucesso por Marcelo Augusto Rasteiro, presidente da SBE, e Heros Augusto Lobo, Professor da UFSCar e organizador do livro recém lançado.
 
 

Leia Mais....

 


Guia de Boas Práticas está disponível para Download

 

 

A Sociedade Brasileira de Espeleologia acaba de disponibilizar para download gratuito o "Guia de boas práticas ambientais na mineração de calcário em áreas cársticas". O Guia é  fruto direto da Cooperação Técnica que a entidade mantém com a Votorantim Cimentos e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

 

Clique aqui para saber mais e efetuar o download.


Projeto ativos (PGTS) está disponível para download

 

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) acaba de disponibilizar para download o Plano de Gestão Territorial Sustentável (PGTS). Esta publicação, que integra o projeto Ativos, foi desenvolvida no âmbito da Cooperação Técnica que a entidade mantem com a Votorantim Cimentos e a Sociedade Brasileira de Espeleologia.

 

Clique aqui para saber mais e fazer o Download do PGTS.


Seminário comemora os 5 anos da Cooperação Técnica

No dia 10 de agosto de 2016 a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), Votorantim Cimentos (VC) e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), comemoraram os 5 anos da Cooperação Técnica no auditório Augusto Ruschi, sede da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).
Foram apresentadas as principais conquistas da parceria e efetuado o  lançando das publicações: Guia de Boas Práticas ambientais da Mineração em áreas cársticas e o Plano de Gestão Territorial Sustentável (PGTS).
 
Leia a matéria completa clicando aqui.

Cooperação Técnica apresenta o Guia de Boas Práticas de Mineração de no 16° Congresso Brasileiro de Mineração

Entre os dias 14 a 17 de Setembro de 2015 ocorreu o 16°Congresso Brasileiro de Mineração concomitante com a Exposição Internacional de Mineração, a EXPOSIBRAM.

Os dois eventos reunem especialistas brasileiros e estrangeiros em diversos temas relacionados a mineração e que marcam presença no debate sobre o contexto socioeconômico, ambiental e político, tanto mundial quanto o brasileiro, bem como as perspectivas das mineradoras para as próximas décadas.

 

Leia mais...


Consultores do Guia de Boas Práticas Ambientais da Mineração em Áreas Cársticas visitam a unidade de Rio Branco do Sul da Votorantim Cimentos

Com o objetivo de compreender os processos envolvidos na fabricação do cimento, os consultores responsáveis pela elaboração do Guia de Boas Práticas Ambientais da Mineração em Áreas Cársticas da Cooperação Técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica participaram no dia 10.05.2013 de uma visita técnica à unidade da Votorantim Cimentos de Rio Branco do Sul, no Paraná.

Leia mais...


Projeto Ativos Ambientais

O Projeto Ativos Ambientais, inserido no Programa de Conservação e Manejo de Cavernas, Áreas Cársticas e Mata Atlântica da Cooperação Técnica, é desenvolvido pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e tem como objetivo a proposição de ações sustentáveis atreladas à mineração de calcário e aos aspectos sociais e ambientais nas propriedades da Votorantim Cimentos no Brasil.

Leia mais...


Biblioteca Collet registra mais de 21 mil títulos

Mais de 21.000 registros do acervo de livros e periódicos da Biblioteca GuyChristian Collet já podem ser pesquisados pela internet.

A indexação é parte do projeto de requalificação da biblioteca, uma das ações da Cooperação Técnica firmada entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, Votorantim Cimentos e Instituto Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

 

Leia mais...


Cooperação Técnica patrocina os Anais do 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia

A Sociedade Brasileira de Espeleologia disponibilizou na internet os Anais do 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE).

A publicação contou com o patrocínio da Cooperação Técnica entre a  Sociedade Brasileira de Espeleologia a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). 

 

Leia mais...


Cooperação Técnica participa do 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia

A comissão de representantes da Cooperação Técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica esteve presente no 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia, realizado em Barreiras no estado da Bahia durante os dias 11 a 14 de julho de 2013.

Leia mais...


Abertura do projeto Guia de Boas Práticas Ambientais de Mineração em Áreas Cársticas

A reunião de abertura do Projeto Guia de Boas Práticas Ambientais de Mineração em Áreas Cársticas da Cooperação Técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi realizada no dia 12 de abril em São Paulo.

Com o objetivo de apresentar as equipes de coordenação e técnica e definir a metodologia e a abrangência do projeto a reunião contou também com a participação dos coordenadores da Cooperação Técnica e de seus colaboradores.

Leia mais...


Boas práticas da Votorantim Cimentos são publicadas em Guia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Duas boas práticas da Votorantim Cimentos e uma do Instituto Votorantim foram publicadas no Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção no dia 22 de março de 2013.

Leia mais...


Seminário sobre mineração e sustentabilidade socioambiental em Reservas da Biosfera

Com o objetivo de ampliar o debate sobre o desenvolvimento sustentável na mineração e fomentar o diálogo entre as mineradoras e as comunidades afetadas pela suas atividades, foi realizado durante os dias 18, 19 e 20 de março de 2013 em Belo Horizonte - MG o Seminário sobre mineração e sustentabilidade socioambiental em Reservas da Biosfera – UNESCO/MaB.

Leia mais...


Cooperação Técnica é apresentada no XXIX Congresso do FICEM, na Costa Rica

A iniciativa inédita de Cooperação Técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi tema de apresentação realizada durante o XXIX Congresso Técnico do FICEM (Federação Interamericana do Cimento) realizada em San José, Costa Rica, nos dias 3 a 5 de setembro de 2012.

Leia mais...


SBE realizou em BH workshop sobre fundamentos para conservação de cavernas

A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) realizou dia 21 de julho o 2º Workshop “Fundamentos para uma legislação espeleológica” no Museu de História Natural em Belo Horizonte MG, durante o 6º Encontro Mineiro de Espeleologia (6° EMESP). 

O objetivo foi divulgar o documento “Fundamentos para conservação de cavernas”, lançado pela SBE em junho e apresentado no início dos workshops, além de avançar nas discussões sobre como proteger este rico patrimônio.

Leia mais...


Criado o Parque Estadual Nascentes do Paranapanema com 22 mil ha

A proposta visa proteger mil nascentes que compõe as cabeceiras do Rio Paranapanema, um dos principais rios do estado, em termos de abastecimento de água e geração de energia. Visa, também, aumentar a proteção de espécies extremamente ameaçadas e endêmicas, dentre estas o cachorro do mato vinagre (Speothosvenaticus); a onça-pintada (Pantheraonca); o mono-carvoeiro (Brachytelesarachnoides); o bagre-cego (Pimelodellakronei); e o veado bororo (Mazama bororo) - a espécie de cervídeo mais ameaçada do Brasil.

Leia mais...


I Workshop fundamentos para legislação espeleológica é realizado em Campinas/SP

Organizado pela SBE com apoio da Cooperação Técnica o workshop reuniu espeleólogos e interessados de quatro estados no dia 30 de junho em Campinas para discussão da política de proteção de sítios espeleológicos brasileiros.

Leia mais...


Lançado o Guia de boas práticas de recuperação ambiental em pedreiras e minas de calcário patrocinado pela Votorantim Cimentos

Patrocinado pela Votorantim Cimentos, o livro aborda, entre outros temas, o planejamento e a gestão de programas de recuperação ambiental e a aplicação de medidas eficazes para transformar áreas mineradas em locais apropriados para novos usos após o encerramento das atividades de mineração.

Leia mais...


Lançamento do livro O ser humano e a paisagem cárstica na Rio+20

O lançamento do Livro "O ser humano e a paisagem cárstica" ocorreu no dia 16 de junho durante a Rio+20, no Rio de Janeiro.

Leia mais...


Votorantim assina acordo para criação de reserva florestal

Hoje, dia 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Votorantim e o Governo do Estado de São Paulo, assinam protocolo de intenções para a criação da Reserva Votorantim, área de preservação com mais de 35 mil hectares na região do Vale do Ribeira, em São Paulo.

Leia mais...


Projeto Pró Nascentes

O Projeto Nascentes foi desenvolvido, em 2015, pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no âmbito da Cooperação Técnica - SBE e VC. O Projeto tem como objetivo mapear, caracterizar e classificar o estado atual de conservação das nascentes localizadas nas 11 Unidades Produtivas da Votorantim Cimentos em áreas de stress hídrico com vistas à sua conservação. Como resultado, foram gerados 11 relatórios para as unidades, contendo o estado de conservação das nascentes, as medidas de mitigação e recomendações. A Cooperação acredita que esse projeto será uma ótima ferramenta que as unidades da Votorantim Cimentos usem no seu cotidiano, recuperando e protegendo as nascentes no longo prazo.

Esse projeto está alinhado com o Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Votorantim Cimentos. (Clique aqui para conhecer mais sobre essa iniciativa)

Últimas Notícias

  • Sorteada do 34° CBE visita 'Legado das Águas' da Votorantim
  • Diretor do CCCP participa de publicação premiada
  • Guia de Boas Práticas recebe premiação da UIS
  • 2° Simpósio de Mineração e Espeleologia
  • Votorantim Cimentos na Cement Business and Industry 2017
  • Projeto irá catalogar cavernas nas propriedades da Votorantim Cimentos
  • Seminário Internacional "Gestão Empresarial em Reservas da Biosfera"
  • CPRM divulga nota sobre o Guia de Boas Práticas da Mineração
  • Palestra realizada na PUC sobre Cavernas e o Licenciamento Ambiental
  • Plano de Gestão Territorial Sustentável (PGTS) está disponível para download