Livro "O Ser Humano e a Paisagem Cárstica"

Este livro é fruto de uma inovadora parceria de cooperação técnica entre a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Votorantim Cimentos e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que envolve a pesquisa e a proteção do patrimônio espeleológico brasileiro, as boas práticas de mineração e a educação ambiental.

As paisagens aqui representadas retratam um ambiente pouco conhecido, frágil e fascinante. A foto da capa foi a vencedora do concurso fotográfico "Cavernas do Brasil", realizado em 2011. As demais fotos foram selecionadas do acervo de diversos fotógrafos, amantes do carste e do mundo subterrâneo brasileiro.

Registros do Passado

Em algumas áreas cársticas podemos encontrar uma das primeiras evidências do passado e da evolução da vida em nosso planeta - os estromatólitos -, estruturas produzidas por bactérias desde aproximadamente 4 bilhões de anos, durante a formação das rochas calcárias no mar.

Vivendo no Carste

Se a vida há milênios não era fácil, em muitas áreas cársticas no tempo presente ela continua sendo, no mínimo, complexa. Esta paisagem tem, entre suas muitas peculiaridades, a escassez de água em superfície como fator marcante. Sem dúvida isto muda em muito as nossas possibilidades, gerando dificuldades que não são enfrentadas com a mesma intensidade em outras regiões do país.

Lugares Sagrados

Nossa relação com o ambiente também motiva o lado espiritual. Em um primeiro momento, as cavernas não são geradores de sentimentos negativos e sombrios na maioria das pessoas.

Pesquisa e Técnica

O Carste e as cavernas também são espaços para o ser humano exercer suas racionalidades, motivados por diversos fatores. É a revalorização do ambiente por meio e para a ciência em seu sentido mais amplo: a ideia de conhecer e vivenciar.

Encantamento

Embora as paisagens cársticas e as cavernas pareçam ser mundos distantes da maioria das pessoas, separadas para poucos privilegiados, elas estão muito perto de todos nós. Em diversos lugares do Brasil é possível conhecer uma bela paisagem cárstica.


Ficha Técnica

Iniciativa: Cooperação Técnica – Sociedade Brasileira de Espeleologia – Votorantim Cimentos – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Autoria e Organização

Heros Augusto Santos Lobo
Luiz Eduardo Panisset Travassos

Produção Editorial

Sociedade Brasileira de Espeleologia

Colaboradores

Alexandre Lino Pontalti, Ana Maria Lopez Espinha, Clayton Ferreira Lino, Lucas Andreata Franchin Salvo Ribeiro, Hosé Antônio Basso Scaleante, Marcelo Augusto Rasteiro, Marcos Silverio, Patrícia Monteiro Montenegro, Regiane Velozo Dias

Tradução

Linda Gentry El-Dash

Revisão

Rejane Aparecida de Castro Santos Rossi
Oscarlina Aparecida Furquim Scaleante

Foto da Capa

"E Deus disse: Faça a luz." Foto vencedora do concurso fotográfico "Cavernas do Brasil"edição de 2011.
Fotógrafo José Humberto Matias de Paula. Local: Lapa de São Vicente - São Domingos, Goiás

Fotos do Livro

Alexandre Lobo, Alexandre Felizardo, Alexandre L. Pontalti, Alexandre L. Camargo (Iscoti), Ataliba Coelho, Clayton F. Lino, Daniel De Granville, Danie de Stefano Menin, Delci K. Ishida, Francisco S. Buchmann, Gabriela de Britto Slavec, Guy Collet (in memorian), Hélio Shimada, Heros A. S. Lobo, José Frederico C. Duarte, José Roberto Ceccolini, Leda Zogbi, Luciana Alt, Luiz Afonso V. Figueiredo, Luiz Eduardo Panisset Travassos, Marcelo André, Marcos L. F. Lourenção, Marcos Silverio, Rafael R. Camargo, Renê de Souza, Ricardo de S. Martinelli, Rodrigo Motta, Rose Lane Guimarães, Silmara Zago, Vitor Moura, Vivian F. Scaggiante, Willian Marques, Willian Sallun Filho.

Ilustrações (página 22)

Renato Lopes

Logotipo da Cooperação Técnica

Marcos Silverio

Projeto Gráfico

S.M&A design - Samuel Ribeiro Jr

ISBN

978-85-64130-02-9